quinta-feira, 15 de junho de 2017

Jorge Ben - A Tábua de Esmeralda (1974)


Permitam-me republicar este álbum com o destaque que ele merece. Um dos melhores álbuns da MPB e eleito pela revista Rolling Stone como o 6º melhor álbum brasileiro de todos os tempos. Bruno Chair, no site Escuta Essa!, explica de forma brilhante como o disco foi concebido:

"Em 1974, Jorge Ben Jor já era considerado um ícone da música popular brasileira. Até então, havia lançado dez discos desde Samba Esquema Novo, seu álbum de estreia em 1963. Em 1973, a gravadora lançou Dez anos depois, uma coletânea com as melhores músicas produzidas pelo cantor. No ano seguinte, hora de lançar material novo.

Jorge já tinha em mente o que desejava produzir: queria algo mais filosófico, que estivesse de acordo com as suas convicções pessoais. Chegou na gravadora Philips Records (depois tornou-se Polygram) com essa intenção. “Quero fazer um disco sobre os alquimistas, sobre Hermes Trismegisto e a tábua de esmeraldas, Paracelso e a agricultura celeste. Simbora gravar?”

De pronto, houve uma certa rejeição da gravadora em acolher a nova ideia. Queriam o básico, o vendável, o realizável. Um disco sobre alquimia não interessaria a ninguém, levando-se em conta o mercado fonográfico da época. Coube a André Midani, gerente da gravadora na época, ouvir os apelos de Jorge Ben e bancar o desafio do cantor de transmutar uma ideia em realização.

Curioso é que, deste mesmo ano também é o álbum Gita, do Raul Seixas; e no ano seguinte foi lançado o álbum Racional, do Tim Maia. Nos três, um assunto em comum, que é o misticismo, a busca por uma verdade universal em diferentes crenças. Necessário lembrar, também, que estávamos em plena Ditadura Militar. Talvez essa procura por novos caminhos e verdades tenha relação com o real, tão sufocante e arbitrário.

Jorge Ben (Jor, só em 1989), após ter conquistado o aval da gravadora, produziu um álbum em que há referências diretas aos grandes alquimistas. Pra começar, podemos observar a capa, que mostra figuras de Nicolas Flamel, e a primeira lei da tábua de esmeralda, texto escrito por Hermes Trismegisto que deu origem a alquimia: “é verdade, sem mentira, certo e muito verdadeiro”.

Apenas pela capa, percebe-se que Jorge Ben conhecia os fundamentos e as origens da alquimia. Era um estudioso da teoria, mas nunca foi um prático. As referências sobre alquimia estão na maioria das músicas do álbum. Referências que são preenchidas da mais pura criação poética, acrescidas a arranjos inspirados de violão (em 1976, o cantor abandonaria de vez o acústico e partiria para a guitarra elétrica)."

No site, Bruno ainda analisa canção por canção.

Faixas:
1. Os Alquimistas Estão Chegando
2. O Homem da Gravata Florida
3. Errare Humanum Est
4. Menina Mulher da Pele Preta
5. Eu Vou Torcer
6. Magnólia
7. Minha Teimosia, Uma Arma pra te Conquistar
8. Zumbi
9. Brother
10. O Namorado da Viúva
11. Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda
12. Cinco Minutos

Confira aqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário